TERAPIA EMOCIONAL

A Terapia emocional é uma forma de ajudar as pessoas que estão em sofrimento e tumulto emocional e que em consequência disso as suas vidas não fluem normalmente. Seja o sofrimento emocional provocado por uma crise pontual, ou por um problema específico a longo prazo, ou mesmo causas desconhecidas. Quando surge uma infelicidade persistente, uma depressão, apatia ou dificuldades nos relacionamentos com os outros, é importante tentar perceber qual a origem dessa instabilidade que se reflete na vida da pessoa.

A Terapia emocional ajuda cada pessoa a desenvolver a sua própria inteligência emocional tomando consciência de que a crença de que estar bem emocionalmente é a chave para uma vida feliz e saudável. Seu objetivo é ajudar as pessoas a uma integração positiva na sua totalidade de corpo, mente e espírito.

Este tipo de terapia é acompanhada de um desenvolvimento pessoal, que ajuda a pessoa a equilibrar todas as áreas da sua vida para que esta crie um dinamismo e entusiasmo interior para conseguir deixar de ter como foco e dar um ênfase tão elevado a questões do passado que ganham uma relevância e importância excessiva para o que é considerado saudável.

Aprender a libertar a resistência à mudança é um dos passos fundamentais para fazer uma cura emocional.

PSICOLOGIA

A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento. O psicólogo deve ir à busca das origens dos incômodos, entendendo suas funções.

Deve discutir a forma pela qual o individuo trata essas questões, sempre almejando tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.

NEUROPSICOPEDAGOGIA

O neuropsicopedagogo é o profissional que vai integrar à sua formação psicopedagógica o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensores para, a partir desse entendimento, poder adaptar às metodologias e técnicas educacionais a todas as pessoas e, principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas.

Esse profissional terá que estar em busca constante dos necessários conhecimentos sobre as anomalias neurológicas, psiquiátricas e distúrbios existentes, para desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico, cognitivo e emocional das pessoas que apresentem essas sintomatologias.

O profissional de neuropsicopedagogia, portanto, é um dos elementos mais importantes para desenvolver e estimular novas "sinapses", para um verdadeiro processo de ensino aprendizagem.

COACHING EMOCIONAL

O Coaching de Inteligência Emocional tem o objetivo de levar o indivíduo a reconstruir sua autoconfiança e desenvolver sua autoestima. Trata-se de um treinamento que visa conseguir resultados positivos, tanto em relação à carreira quanto à vida pessoal de quem passa pelo processo.

Aplicados pelo Coach (treinador), os exercícios de Coaching Emocional são de forte impacto sentimental, de modo a instigar o indivíduo a aprender como superar situações difíceis e lidar com seus principais medos. As atividades auxiliam na resolução de situações que causam desconforto no indivíduo, promovendo melhorias na vida pessoal, na relação com a família, no âmbito profissional e nos relacionamentos como um todo.

Vale destacar, entretanto, que o Coaching de Inteligência Emocional não deve ser visto como um tratamento ou terapia: as atividades servem para ajudar o cliente a conseguir atingir suas principais metas e alcançar seus principais objetivos na vida pessoal, profissional e familiar.