MEDICINA ALTERNATIVA

A medicina alternativa é um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas no sistema sanitário principal, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A medicina alternativa inclui práticas de acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, florais, quiropraxia e outros tipos de terapias que não são reconhecidas cientificamente, porém servem como um complemento da medicina convencional.

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada "Qi", flui através de canais de energia no corpo que ligam os órgãos principais, denominados meridianos.

Ao longo dos meridianos, existem pontos específicos que, quando são estimulados, podem influenciar e equilibrar a energia vital "Qi". De acordo com a Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou bloqueado.

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia

Auriculoterapia ou auriculopunctura é uma forma de medicina alternativa baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um micro-sistema em que todo o corpo é representado por um mapa.

Os praticantes alegam que é possível tratar problemas de saúde física, mental ou emocional exclusivamente mediante estimulação da superfície da orelha.

VENTOSATERAPIA

VENTOSATERAPIA

Ao ser realizada a sucção da pele e da musculatura, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

FLORAIS DE BACH

FLORAIS DE BACH

Os florais de Bach, são essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais.

Eles não tem efeitos colaterais nem contraindicações, podendo ser utilizados por todas as idades, até mesmo crianças.

A terapia com florais é completamente natural e utiliza ao todo 38 tipos de essências, sendo que cada essência tem uma indicação diferente e pode ser tomada sozinha ou misturada dependendo dos sintomas ou emoções sentidas no momento.

QUIROPRAXIA

QUIROPRAXIA

A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. São feitas correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores.

O tratamento muitas vezes é feito com as mãos, por meio de manobras extremamente seguras de alta ou baixa velocidade. Além das mãos, também podem ser usados equipamentos exclusivos do Quiropraxista - tudo vai depender de sua conduta de tratamento.